Flyball

É um desporto canino, no qual 2 equipas de 4 cães cada, competem uma contra a outra, o objectivo é que cada um dos 4 cães em cada equipe numa espécie de estafeta corra saltando um conjunto de 4 saltos em linha retirando uma bola de ténis da de uma caixa especial de flyball regressando pelo mesmo caminho o mais rápido possível. O Flyball surgiu no fim da década de 60 e início da década de 70, no sudeste da Califórnia, Estados Unidos, criado por Herbert Wagner.

O Flyball no Centro Treinos para Cães no Montijo funciona ás segundas feiras ao final da tardeprivilegiamos o ensino baseado no reforço positivo e no desenvolvimento progressivo, baseado em pequenas metas que ao serem atingidas estabelecem as bases e transmitem a confiança necessária para a abordagem aos desafios seguintes. Assim, organizamos as classes de Flyball em 3 níveis:

 

HorárioClasses
HorárioClasses
19HPré - Fly
20H Classe de competição 1
21H Classe de competição 2

 

1)      Iniciação ou Flyball – na classe de iniciação é efectuada a introdução à modalidade, processo e exercícios de treino e preparação, a iniciação inclui ainda a introdução aos saltos e aparelhos de treino e caixa para competição (flyball box) consoante a idade do cão. Quando o cão tiver boas bases e conhecer bem os saltos, Box e os exercícios passará à classe seguinte. 

Qualquer cão que reúna todas as condições de saúde e físicas para a praticado do flyball é bem vindo, desde o mais pequeno ao maior, com ou sem raça definida, importante que os cães tenham as vacinas em ordem incluindo a da tosse do canil.

 

 

2)    Classe competição 1 – Nesta classe treinam todos os cães que estão a aperfeiçoar todos os movimentos da corrida de flybal, velocidade, saltos, viragens, chamadas, largadas e passagens e cruzamento em corrida com outros cães, e treino conjunto de equipa.

 

 

3) Classe de competição 2 – Esta classe é a mais alta, onde se treina e apura os cães que vão constituir as equipas para competição.