Agility

O AGILITY no Centro Treinos para Cães no Montijo funciona aos Sábados e Domingos à tardeprivilegiamos o ensino baseado no reforço positivo e no desenvolvimento progressivo, baseado em pequenas metas que ao serem atingidas estabelecem as bases e transmitem a confiança necessária para a abordagem aos desafios seguintes. Assim, organizamos as classes de Agility em 3 níveis:

1)      Iniciação ou Pré-Agility – na classe de iniciação é efectuada a introdução à modalidade, desenvolve-se e consolida-se 1383608_862859973739355_7028802946763063336_ncompetências de obediência básica. O processo de iniciação inclui ainda a introdução a todos os obstáculos de Agility e a realização de sequências simples. Nesta fase é privilegiado o desenvolvimento de competências básicas de condução visando essencialmente o controlo do cão.

2)      Aperfeiçoamento – na classe de aperfeiçoamento são introduzidas técnicas avançadas de condução que possibilitem optimizar a condução do cão em sequências complexas de obstáculos. Nesta fase pretende-se trabalhar o rigor e a velocidade na abordagem aos obstáculos.

 

3)    Competição – a classe de competição visa preparar o conjunto para atingir 

os objectivos desportivos a que se propôs, trabalhando a melhoria da técnica de

condução apoiada na observação da participação em provas.

 

 

 

Local de Treino:      Doggy Farm11873754_1047878975237453_4625078276763879353_n  

Caminho Municipal 1124

Vale Porrim – Atalaia

        MONTIJO

 Doggy Farm – Ver mapa maior

 

 

 

 

 Horário:

Aulas / DiasTerçasQuintasSábados
INICIADOS19H19H15H
INTERMÉDIOS20H20H16H
COMPETIÇÃO21H21H17H

 

Inscrições

Todos os interessados em frequentar as aulas de Agility no Doggy Clube, deverão contactar-nos através do email: geral@doggyclube.com

Consulte aqui o calendário completo de provas para 2015/2016

Regulamento de Agility

Obstaculos de Agility

A Nossa Equipa

10668901_859414824083870_5534200182278744874_oAna Gaspar é treinadora de Obediência e uma entusiasta do Agility, colabora com o Doggy Clube na organização e desenvolvimento do clube, e do Agility desde o seu inicio.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Historia do Agility

O Agility é uma modalidade desportiva que nasceu em Inglaterra tendo a sua primeira aparição pública acontecido sob a forma de demonstração no Crufts Dog Show em 1978 e surpreendeu todos os que presenciaram pela destreza e velocidade dos cães. Desde então a modalidade tornou-se tão popular que é praticada praticamente em todo o mundo. 

Em Portugal, o Agility deu os primeiros passos nos anos 90 tendo a modalidade evoluído com o aparecimento de várias escolas em todo o país que tem facilitado o aparecimento de novos praticantes.

O que distingue a modalidade de outras actividades caninas é o facto de tirar partido da relação de colaboração entre a pessoa e o cão, de uma forma divertida para ambos. Trata-se de uma actividade muito completa, uma vez que obriga a um grande conhecimento entre o cão e o condutor, agilidade de ambos, comunicação verbal e gestual apuradas, velocidade, resolução de novos problemas e imprevistos, planeamento, preparação e sobretudo muito empenho e dedicação.

O Agility é também em muitos casos uma actividade da família. Não é raro que após um membro da família se iniciar na modalidade, outros lhe sigam pela possibilidade de terem uma nova experiência na relação com o fiel amigo e na saudável convivência nos treinos, eventos de competição ou demonstração efectuadas nos mais diversos locais.

Não existem faixas etárias específicas para a prática da modalidade, pelo que qualquer pessoa pode praticar desde que obviamente a sua condição física e de saúde lhe permita a prática desportiva. De igual modo, qualquer cão pode praticar a modalidade, independentemente da raça, desde que não tenha qualquer impedimento físico ou de saúde.

É frequente a questão sobre a idade em que o cão pode iniciar a prática de Agility. Não existe uma reposta exacta a esta questão, mas é possível a partir das 12 semanas iniciar o trabalho através de exercícios muito simples, para estabelecer bons níveis de comunicação e atenção do cão, visando estabelecer bases sólidas para prática da modalidade. A frequência de classes de Agility só deve ser iniciada por volta dos 12 meses de idade, para salvaguardar o saudável crescimento do cão, sendo que actualmente não é permitida a entrada em competição de cães com menos de 18 meses de idade.

Sendo a obediência um dos componentes importantes da preparação da dupla condutor-cão é importante que numa fase inicial, para além da socialização com outros cães e pessoas, se comecem a estabelecer as bases adequadas para um bom desenvolvimento no Agility. É por isso recomendável a frequência de um curso de obediência básico orientado para o Agility.

 VIDEO – 2º Troféu de Agility Doggy Clube – Cidade de Montijo

2º Troféu de Agility Doggy Clube